domingo, 27 de março de 2011

Entenda as piadas sem sentido do Chaves: porque Colombo era a pipa da Chiquinha

Veja este vídeo a partir do instante 5:00.



Chiquinha: “Viu, Chaves, meu pai sabe fazer barquinhos! E outro dia ele fez uma pipa, não foi?”
Seu Madruga: “Eu fiz uma pipa enorme, tive que colar com um colão, um colão de primeira!”
Quico: “Quem foi Colombo?”
Chaves: “A pipa da Chiquinha, você não ouviu aqui!?”

Então Colombo era a pipa da Chiquinha? Bom, não exatamente, mas o final da piada no Chaves dublado é igual à do Chaves em espanhol. Entretanto... em castelhano é mais engraçada, tem mais sentido. Por quê?

Aprendi essa quando saí com minha namorada na Argentina no início da minha odisséia em busca de um par novo de tênis. Sou chato, gosto de algum tênis que seja diferente, porém discreto. Geralmente a linha urbana da Adidas me cai bem, mas os últimos modelos não me chamaram a atenção. Então saímos para procurar no mais conhecido shopping de Córdoba, o Patio Olmos.

Lá fomos a lojas Adidas, Nike, Puma, de esportes em geral e não gostei de nenhum dos pares que havia lá. Não, mentira. Tinha um Reebok bem legal, mas não do meu número. Enfim. Já estávamos cansados e ela sugeriu: “Sei que você não vai querer nenhum par de lá, mas dá uma olhada pelo menos”.

Fomos. A loja se chamava Cristóbal Colón – mesmo nome da avenida onde eu havia me hospedado e depois voltei a me hospedar, a Avenida Colón. Cristóbal Colón, Cristóbal Colón... e olha só, havia uma espécie de cruz-de-malta no símbolo da loja. “Peraí, Ju... então Cristóvão Colombo em espanhol se diz Cristóbal Colón?”. Era tão óbvio que ela nem precisou responder para eu entender.

Mas cola em espanhol não se diz cola, se diz pegamento. Cola, em espanhol, quer dizer rabo, cauda. Pois então imediatamente caiu a ficha. Apenas busquei o episódio com o áudio original e conferi (a partir do instante 1:26):



Seu Madruga: “Por cierto que le tuve que poner una cola muy laaaarrrga, un colóóóón enooorrrme!”
Quico: “Quien fué Colón?”
Chaves: “El papalote, no estás oyendo?”

Ah, aproveitando a deixa: um pouco antes de perguntar quem foi Colombo, o Quico perguntou quem foi o primeiro a chegar à América. O Chaves, em português, diz que foi o papa. Em espanhol, a resposta é outra: Enrique Borja, ex-atacante mexicano, astro na década de 1970 e ídolo do América, famoso time do México.

A seguir: Não era melhor ter ido ver o filme do Pelé? Não! O Chaves não queria ver o filme do Pelé, acredita?

Nenhum comentário: